A relação entre pais e filhos é repleta de nuances, ações e reações que refletem diretamente em comportamentos, conflitos e na qualidade das relações entre pais e filhos. É que a forma de olhar e tratar a infância mudou e atualmente muitos pais sentem dúvidas sobre como lidar com os desafios e o processo contínuo de educação de seus filhos.
Criar um espaço de reflexão sobre esses conflitos é o objetivo do curso “Super Pais”, desenvolvido pela psicóloga Ana Clébia Araújo com o objetivo de apresentar estratégias e reflexões sobre formas de entender e lidar com comportamentos inadequados, como a birra, tão comuns na primeira infância.
Nos encontros são apresentados aos pais formas de ouvir, observar e perceber os filhos; além de intervenções adequadas para estabelecer limites e disciplina, construindo uma relação que os ajude a se desenvolver plenamente, com autonomia, responsabilidade, amor e alegria.
Realizado em parceria com o Centro Educacional Alecrim Dourado, o curso “Super Pais” chega a sua quarta edição atraindo pais e mães como Fabiollah Nóbrega que buscou o curso após indicação de amigos que já haviam participado. “Resolvemos participar, visando encontrar ajuda para os desafios da educação do nosso filho e aqui encontramos lições importantes que tornaram nossa convivência e condução mais fácil”, disse.
Fabiollah destaca ainda que após o curso a rotina em casa mudou. “Aprendemos que precisamos estabelecer as regras com clareza para a criança. Isso aplicamos até hoje, não só com ele, mas entre o casal, funcionários, etc”, frisou.
Para Ana Clébia, esse é o grande ganho do trabalho desenvolvido, onde cada pai vai encontrar respostas diferentes e adaptáveis à sua rotina, habilidades, cultura, etc. “Os pais que participam dessa discussão saem mais enriquecidos e mais preparados para lidar com as dificuldades e desafios da educação moderna que é dar limites e acolhida ao mesmo tempo”.
Incentivar esse olhar mais abrangente e diferenciado também é o objetivo da instituição educacional que abrigou esta ideia. Para a diretora do Alecrim Dourado, Edlusa Portela. atualmente as escolas de ensino infantil não podem mais ser instituições isoladas. A educação e desenvolvimento da primeira infância precisar ser abraçada com grandes parcerias: primeiro com as famílias e depois com profissionais de áreas diversas como a psicologia, a nutrição, a educação física, artes, música, entre outros.
“Trouxemos para a nossa escola esse tipo de discussão, porque acreditamos que o processo de educação é global e extrapola os muros da escola”, ressalta Edlusa. (Da Assessoria)
Relacionado
Link para compartilhar: